terça-feira, 6 de maio de 2008

1908

A melhor maneira de morrer


Muito se tem discutido este problema, ainda que nem sempre com abundancia de testemunhas, por motivos faceis de comprehender. Mas, geralmente, tendem todos a affirmar que as mortes violentas não são tão dolorosas como se julga, antes pelo contrario. Assim, um homem de sciencia, que estudou muito este assumpto, confirma, da maneira mais positiva, que é preferivel morrer queimado vivo, a morrer de uma pneumonia; que é menos doloroso cahir de um telhado, do que soffrer um ataque de diphteria; e que é mais suave a agonia da pessoa que morre de um tiro, do que a d'aquella que morre tysica.

O mesmo homem de sciencia diz o seguinte:

_ Ser queimado ou cosido vivo, não produz tormentos tão intensos como geralmente se imagina. Os soffrimentos mais crueis não são provocados pelos nervos da superficie do corpo, mas pelas perturbações de algum centro nervoso importante. Quando um individuo é queimado vivo, ou é morto por qualquer accidente repentino, os grandes centros nervosos não soffrem alteração dolorosa; a rapidez do accidente produz uma especie de torpor e de paralysia em todo o systema nervoso. A maioria das pessoas que cahem de uma grande altura, chegam ao chão sem sentidos. As victimas de desastres em caminhos de ferro, também não sentem quasi nada nos primeiros momentos. A morte mais dolorosa, que se conhece, é, seguramente, a produzida pelo tétano, porque affecta directamente os centros nervosos. Os musculos contrahem-se e formam nós, causando assim dores agudíssimas e espantosas. Não é possível imaginar horrores nem soffrimentos maiores do que os do infeliz que morre d'essa doença.
(...)
Os soldados, que são feridos gravemente n'uma batalha, dizem que a primeira sensação é a de uma pancada violenta, e que as dores não os atormentam senão passado algum tempo.

Nos casos de morte violenta e repentina, o soffrimento é mais moral do que physico, e o pensamento vôa com tanta rapidez que distrahe a attenção a ponto de fazer esquecer as feridas.

Sigrist, o famoso alpinista, que caiu de costas, do alto do monte Korpfstoch, diz:
_ Os momentos em que estive ás portas da morte foram os mais felizes da minha vida. Não perdi a coragem nem um só momento, nem senti a menor dôr nas innumeras feridas que recebi na minha queda pelo precipicio.

O professor Heim, o eminente geologo da Universidade de Zurich, corrobora a affirmativa de Sigrist. Esse professor cahiu tambem de uma altura de cem pés, no monte Santis, e, descrevendo as suas sensações, diz:
_ A minha queda durou só cinco ou seis segundos, mas precisaria, pelo menos, de duas horas, para poder referir todos os pensamentos agradáveis e todas as emoções que senti em tão curto espaço de tempo. Pensei no cognac que trazia no bolso, em um frasco, e no bem que me faria, se sobrevivesse à queda. Passaram-me pela mente todos os episodios gratos da minha vida, desde a meninice, e até me lembrei de partidas que tinha feito ha muitos annos. Depois, vi um ceu azul, magnifico, aberto para me receber. Tudo parecia sorrir-me. Parecia que fluctuava suavemente no espaço. De repente, senti uma pancada surda, e um veu negro cobriu-me por completo a imaginação. D'aqui deduzo, por experiencia propria, que as pessoas que morrem violentamente, expiram felizes e sem soffrimento. O sentimento que as domina é o da surprêsa, mas não desagradavel.

Se se examinarem as fisionomias de dez pessoas, que tenham morrido na cama e as de outras dez que tenham soffrido morte violenta, ver-se-ha que a expressão d'estas manifesta mais felicidade e mais serenidade que a das outras.

Aqui teem os leitores o que dizem os sabios. Uns procuram as regras de bem viver. Outros, as de bem morrer... É uma felicidade haver sabios!

Almach Bertrand n.º9, páginas 65/66, Lisboa, 1908


Em 1976, tive um acidente de viação: três dias em coma e algumas peças partidas, além daquelas que terão ficado avariadas de vez. Lembro-me perfeitamente de várias coisas, principalmente das mais agradáveis. Este texto, escrito quase 70 anos antes, fez-me recordá-las com... saudade!

Sem comentários: