segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Documentos históricos do Santo Ofício

PUBLICO.PT

PÚBLICO: Edição Impressa Versão para cegos
10 de Novembro de 2008 - 12h29

Secções PÚBLICO Edição Impressa: Destaque, Opinião, Portugal, Mundo, Temas, Economia, Desporto, Local Lisboa, Local Porto

Suplementos PÚBLICO: PÚBLICA, ÍPSILON, FUGAS, ECONOMIA,

Subúrbio londrino proíbe fumadores de adoptarem


O conselho municipal de um subúrbio de Londres proibiu os fumadores de serem pais de acolhimento. A proibição foi aprovada esta semana por unanimidade numa reunião da assembleia do borough de Redbridge, no Leste de Londres e deverá entrar em vigor em Janeiro de 2010. Associações de defesa de fumadores já criticaram a decisão e uma associação que representa vários grupos envolvidos na adopção defende que uma proibição cega não é correcta.

O Governo local considera que a medida é crucial para proteger as crianças dos efeitos do fumo passivo - e justifica-a com novas provas científicas onde se mostra que o fumo passivo pode provocar doenças respiratórias na infância, assim como cancro do pulmão.

"Sabemos que este assunto é difícil porque algumas pessoas vão sentir que é uma intrusão nas suas liberdades pessoais, mas também sabemos que o fumo aumenta os riscos de doenças sérias na infância", afirmou um membro do conselho, Michael Stark, do Partido Conservador, citado pelo jornal The Independent.

A Fostering Network considerou "positivo" que se tente criar um ambiente livre de fumo para as crianças, mas receia que a medida reduza o número de famílias disponíveis para receberem crianças vulneráveis.

"Se uma pessoa tem as qualidades e a capacidade para acolher uma criança, não devia ser posta de lado só porque fuma um cigarro no fundo do jardim ou quando sai à noite. O acolhimento devia ser sobre muito mais coisas do que saber quem é fumador", afirmou um porta-voz.

O grupo de defesa dos fumadores Forest considera que se trata de "mais uma tentativa para estigmatizar os fumadores e separá-los do resto da sociedade". O que se quer dizer com isto, afirmou ainda um porta-voz do grupo, "é que os fumadores em geral não são capazes de ser pais e isso é totalmente inaceitável".
O Governo local considera que esta medida é crucial para proteger as crianças dos efeitos do fumo passivo

Fim

© Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA


Via blog Jugular.

Sem comentários: