quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Um homem, um destino

Paul Newman

Morreu um homem.

Desde que esse homem morreu, por entre epitáfios vários e justificadíssimas homenagens recordando-lhe a carreira e os méritos, não faltou a asinina referência ao facto de ele ter sido toda a vida um fumador inveterado. O que significaria, evidentemente, que aquele homem morreu por causa do tabaco. Coitadinho, portanto. E "é bem feita", presume-se, pensarão alguns.

Vejamos.

Nasceu em 26 de Janeiro de 1925 e faleceu no passado dia 26 de Setembro. Ou seja, esteve vivo durante 83 anos, faltando-lhe apenas 4 meses para ter chegado aos 84.

Isto representa 1.002 meses ou 4.366 semanas. Enfim, foram exactamente 30.559 dias de uma vida bem preenchida e também, sim, cheia de belas fumaças.

As alminhas que se dizem caridosas pretenderiam por certo que, se o desgraçado tivesse largado o vício, algures no seu passado, por certo chegaria aos 100, aos 110 anos, se calhar mais ainda.

Não há paciência. Deixem-no em paz, caramba!

Ao menos desta vez, houve alguém que viveu bem e muito; morreu de velho, com dignidade. Nada de mais simples e de mais natural.

Ao menos desta vez, o tabaco não teve nada a ver com as leis da Natureza, com a vontade de Deus, com o destino de cada qual.

A não ser que inventem a cura para a morte, a não ser que descubram a fonte da eterna juventude, ao menos desta vez larguem este cadáver, ao menos este, de alguém que está mais vivo do que nunca.

Sem comentários: