terça-feira, 24 de junho de 2008

Por eso estando mi bien

Tango Fumando Espero, também conhecido por Fumar es un placer, celebrizado por Sara Montiel no filme El ultimo cuple de 1957.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Cantigas de "bandido"

Na véspera de Santo António, como é hábito no meu círculo, o destino é Alfama. Num pátio privado, onde as contribuições para a ementa tradicional são sempre bem cumpridas e reina a boa disposição, o lema é “traz outro amigo também”. Na noite em que desfilam as marchas bairristas, sempre aparece alguém embriagado pelos manjericos, compondo o ramalhete com o pior da poesia popular. Eis um exemplo duma quadra mal metida:

Lá fora na rua, um agrupamento musical iniciava o “Cheira a Lisboa”, quando o ancião do pátio me estendeu a mão em convite para uma dança, que aceitei colocando de lado o cigarro que acabava de acender. Terminados os passos e entre dois dedos de prosa com aroma a inquérito, o senhor fez questão de me apresentar o neto, retirando-se com um pretexto qualquer. Mais um armado em Santo António – pensei com os meus botões.

A conversa logo se revelou enfadonha, esperando a primeira oportunidade para me escapar educadamente. Preparei-me para fumar um cigarro, procurando na mala o isqueiro que teimava em não aparecer, quando o mocinho me disse: por acaso...? Cedi-lhe um cigarro do maço. Completou a frase enfeitada dum risinho: por acaso não é um extintor? É que estou a arder. Estagnei por segundos, não querendo acreditar no piropo fatela que acabava de ouvir. Indecisa entre o “vai sozinho ou precisa que o mande?” e mais umas quantas que voaram na minha cabeça, dei meia volta e fui saborear o meu cigarro junto dumas amigas que gargalhavam da situação.

No salto de dois cigarros o tempo duma dança e o mote para as conversas que se arrastaram pela noite. Entre as mulheres a sentença foi dada: no que toca a sedução, é proibido canastrão. Havendo gostos para tudo, que não se discutem, nisto de cantigas de “bandido” convém que o radar esteja a funcionar, a modos que o “É proibido fumar” nem sempre soa bem, sendo que o charme é daquelas coisas, ou se tem naturalmente ou não se tem.

Este post também foi publicado no CC&Cª

sábado, 14 de junho de 2008

História do fumo VI - Nem mais


http://www.youtube.com/watch?v=rNj5iCU5mLg

O que tem a União Europeia a ver com o antitabagismo militante? Tudo: o antitabagismo militante é uma das faces visíveis da ditadura politicamente correcta em que vivemos desde, pelo menos, 1986.

O que tem Vladimir Konstantinovich Bukovsky a ver com a União Europeia? Tudo: ele foi uma das vítimas do centralismo burocrático de uma outra União, a Soviética.

12 anos em prisões, gulags e instituições "psiquiátricas" do regime soviético são um currículo mais do que suficiente para que ele tenha compreendido a natureza... contra-natura das ditaduras imperiais, das uniões forçadas de povos, da terraplanagem ideológica de culturas nacionais e da destruição de todos os direitos individuais - em nome de uma utopia teoricamente altruísta. Tudo aquilo, enfim, em que se baseava o império soviético e que explica, por antecipação e por simples analogia, o passado, o presente e o futuro do império europeu.

via

quarta-feira, 11 de junho de 2008

As últimas vontades



Deixa ficar a flor,

a morte na gaveta,

o tempo no degrau.

Conheces o degrau:

o sétimo degrau

depois do patamar;

o que range ao passares;

o que foi esconderijo

do maço de cigarros

fumado às escondidas...

Deixa ficar a flor.

E nem murmures.Deixa

o tempo no degrau,

a morte na gaveta.

Conheces a gaveta:

a primeira da esquerda,

que se mantém fechada.

Quem atirou a chave

pela janela fora?

Na batalha do ódio,

destruam-se,fechados,

sem tréguas,os retratos!

Deixa ficar a flor.

A flor? Não a conheces.

Bem sei.Nem eu.Ninguém.

Deixa ficar a flor.

Não digas nada.Ouve.

Não ouves o degrau?

Quem sobe agora a escada?

Como vem devagar!

Tão devagar que sobe...

Não digas nada.Ouve:

é com certeza alguém,

alguém que traz a chave.

Deixa ficar a flor.


David Mourão Ferreira

Fonte (imagem e texto): As Tormentas

Um bom motivo para deixar de fumar


http://www.youtube.com/watch?v=ucL6pgo3Uj4

Viva Portugal, raios!

Via

Por simples pudor, deixem-me dizer alguma coisa em letra miudinha.

Acrescentar umas coisas meio envergonhadas, encabuladas, sem jeito.

É que isto é esmagador, caramba. Isto, Susana Félix, isto, esta música celestial, este "Flutuo". Absolutamente perfeitas, ela e ela, de uma beleza cálida, reservada, cristalina, tão modesta quanto imponente. Uma beleza simples que lembra, quase dolorosamente, aquela florzinha silvestre que apanhámos - nós todos - algures na nossa infância, e que oferecemos à pessoa de quem mais gostavamos então - a uma amiga querida, a nossa mãe, a nós mesmos quando nos faltava alguém para estender a mão. Perfeitas, ambas as coisas, e sem mácula. Por isso o orgulho, daí a emoção: são portugueses estes dois milagres, valha-me Deus!

P.S.: o videoclip? Genial!